quinta-feira, 14 de abril de 2011

O numero Pi no dia-dia

PI está em todos os lugares

O rolar das ondas numa praia, o trajeto aparente diário das estrelas no céu terrestre, o espalhamento de uma colônia de cogumelos, o movimento das engrenagens e rolamentos, a propagação dos campos eletromagnéticos e um sem número de fenômenos e objetos, do mundo natural e da Matemática, estão associados às idéias de simetria circular e esférica. Ora, o estudo e uso de círculos e esferas, de um modo quase que inexorável, acaba produzindo o PI. Daí a ubiquidade desse número. Ele é uma das constantes universais da Matemática.

É importante chamarmos a atenção para o fato que também são frequentes as ocorrências do PI em estudos onde aparentemente, principalmente para uma pessoa de pouca formação matemática, não estariam envolvidas simetrias circulares: na normalização da distribuição normal de probabilidades, na distribuição assintótica dos números primos, na construção de números primos próximos a inteiros dados ( na chamada constante de Ramanujan ), e mil e uma outras situações. 

Pi no espaço
O astrônomo Robert Mattews, da Universidade de Aston na Inglaterra, combinou dados astronômicos com teoria numérica para calcular o pi. Ele usou o fato de que, para qualquer grande amostragem de números aleatórios, a probabilidade de encontrarmos números sem um fator comum é 6/pi2 . Fator comum é quando dois números tem algum divisor comum, além do número 1. Por exemplo: 3 e 7 não têm fatores comuns, 12 e 10 tem como fator comum o número 2.

Mattews calculou a distância angular entre as 100 estrelas mais brilhantes do espaço e transformou isso em 1 milhão de pares de números aleatórios. Destes, aproximadamente 61% não tinha fatores comuns. Ele chegou a um valor de 3.12772 para pi, o que é 99,6% correto.  

Pi na literatura
No livro inédito “Alex's Adventures in Numberland” (algo como “As aventuras de Alex na Terra dos números”, o jornalista Alex Bellos fala de como o número pi inspirou uma brincadeira literária conhecida como Pilish. Ela consiste em poemas – ou “piemas” – onde o número de letras de palavras sucessivas é determinado por pi. O próprio autor já escreveu um livro de 10 mil palavras com a técnica. 
          

participantes: Yuri kevin pedreira santana, Felipe Atayde  camila, iwry bareto, gustavo

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pronto agora eu já sei o que é o PI; mais que um numero é uma proporção e o número não contém nenhuma magia. Assim fica muito mas fácil de entender.

    ResponderExcluir
  3. Galera é serio entra pra postar pq o tempo ta acabandoo

    ResponderExcluir
  4. É como o diz o texto:O Pi é uma das constantes universais da Matemática.
    Gostei desse assunto tirei minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por ensina o pi do dia a dia! Muito legal.

    ResponderExcluir
  6. agora eu ja sei o que é numero pi valeu:TATIANE DOS ANJOS SANTOS

    ResponderExcluir